Como Brincar – 8 brincadeiras mais populares e fáceis para crianças

O brincar possibilita à criança sua aprendizagem, imaginação, criatividade, comunicação, respeito por si e pelo outro, autoimagem, autoestima, autonomia e inúmeras outras experiências que contribuem para o seu desenvolvimento integral.

Com certeza você já ouviu falar das brincadeiras como amarelinha, passa anel, cinco marias e, talvez, se lembre de tantas outras que não serão citadas aqui, mas que brincou durante a sua infância. Essas são brincadeiras populares fáceis de executar, são ótimas oportunidades para expressar sentimentos, aprender de diversas formas, além de aproximar gerações que podem compartilhar com as crianças brincadeiras que muitas vezes elas ainda não brincaram.

Nesse artigo apresentamos algumas dessas brincadeiras para contribuir com esse momento divertido que poderá ocorrer em sua casa.

Sumário

8 brincadeiras mais populares e fáceis para crianças

Amarelinha

Amarelinha

Com um giz, a criança ou o adulto desenha no chão quadrados com números, a amarelinha.

Seguem as regras da brincadeira:

  1. Cada jogador precisa de uma pedrinha ou tampinha.
  2. Quem começar, joga a pedrinha ou tampinha na casa marcada com o número 1 e vai pulando de casa em casa, partindo da casa 2.
  3. O participante deverá pular com um pé só nas casas individuais e com os dois nas duplas.
  4. Quando chegar ao final, o jogador vira e volta pulando na mesma maneira, pegando a pedrinha ou tampinha.
  5. A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na próxima casa.

Cinco marias

Cinco marias

Para esse jogo, geralmente, são utilizados cinco saquinhos de tecidos preenchidos com areia ou arroz, ou ainda podem ser utilizadas pedrinhas pequenas. O jogo permite brincar sozinho ou em grupo.

Como brincar:

  1. Primeiro, joga-se os saquinhos no chão.
  2. O participante pega um deles e joga para cima. Tenta recolher outro com a mesma mão, sem deixar cair aquele que jogou. Se conseguir, tenta novamente, agora recolhendo dois enquanto um está no ar, e assim por diante.
  3. Ganha quem conseguir recolher todos os saquinhos de uma só vez.

Esconde-esconde

Esconde-esconde

Nesta brincadeira, um participante é escolhido para encontrar os outros jogadores. O participante deverá fechar os olhos e contar até um determinado número. Enquanto isso, todos procuram lugares para se esconderem. Após a contagem, o participante deverá encontrar os jogadores escondidos e vigiar a base onde foi feita a contagem. Se um jogador tocar na base sem ser pego, ganhará o jogo.

Bolinha de Gude

Bolinha de Gude

Bolinha de Gude também é conhecidas como bolita, bolica, bila, enfim, as famosas bolinhas coloridas. Para brincar, elas devem ser jogadas em um círculo feito no chão. Soltando uma bolinha com o impulso do polegar, o objetivo de cada jogador é bater nas bolinhas dos adversários para jogálas para fora do círculo.

Pular corda

Pular corda

Existem várias formas de brincar com corda, quase sempre seguindo uma música que dá as coordenadas para quem está pulando.

Uma das canções mais conhecidas é: “Um homem bateu em minha porta e eu abri / Senhoras e senhores ponham a mão no chão / Senhoras e senhores pulem num pé só / Senhoras e senhores deem uma rodadinha / e vão pro olho da rua!”

No final, a criança tem que sair da corda sem encostar nela. Com as crianças que ainda não conseguem pular a corda, podem ser feitas outras brincadeiras como por exemplo, “Cobrinha”: os batedores movimentam a corda no chão de um lado para o outro, enquanto as crianças atravessam pulando, ou “Reloginho”: um batedor fica no centro, girando a corda estendida no chão. As crianças ficam em volta e pulam quando a corda se aproxima. Recomendamos: Top 10 melhores cordas de pular para comprar online.

Passa anel

Passa anel

Antes da brincadeira começar, um dos participantes é escolhido para passar o anel. O restante do grupo forma uma fila e todos ficam com as mãos unidas e entreabertas, em formato de uma concha. O participante também posiciona as mãos no mesmo formato, mas com o anel dentro. Ele deve passar suas mãos por dentro das mãos de cada participante. Em um determinado momento ele escolhe um dos participantes para deixar cair o anel nas mãos dele, sem que o resto do grupo perceba.

Depois, deverá passar pelo menos mais uma vez pela fila inteira novamente, na tentativa de que ninguém desconfie nas mãos de quem o anel ficou. Com isso, o jogador escolherá outro participante que não esteja com o objeto e pede para que este adivinhe com quem o anel está. Se acertar, será a vez de quem acertou passar o anel.

Dança de cadeira

Dança de cadeira

Para essa brincadeira são necessárias algumas cadeiras (uma a menos do que a quantidade de participantes) e música. Com as cadeiras em círculo, a música toca e os participantes giram em volta delas. Quando a música parar, todos se sentam. Quem ficar sem lugar sai da roda e pode cuidar da música na próxima volta. A cada rodada é tirada uma cadeira do círculo, e o vencedor será quem conseguir sentar por último.

Morto-vivo

Morto-vivo

Uma das crianças é escolhida como a líder e ficará à frente do grupo. É ela quem vai dar as instruções a serem seguidas pelos participantes. Quando o líder disser: ‘Morto’, todos terão que agachar. Quando o líder disser: ‘Vivo’, todos terão que dar um pulinho e ficar em pé. Quem não cumprir ou errar o comando é eliminado, até ficar somente um participante, que será o vencedor e o próximo líder.

Essas são apenas algumas sugestões de brincadeiras, certamente vocês recordam de tantas outras que faziam parte da sua infância e que podem estar realizando em casa, respeitando a idade da criança, sua capacidade e interesse para realizar a brincadeira proposta.

Dicas para brincar

  1. Deixe a criança escolher e também coordenar a brincadeira, você vai aprender com ela;
  2. Mostre para ela um lado lúdico, bem humorado e divertido na hora de fazer aquilo que propõe, pois ela vai aprender com você;
  3. Todos os que estão em casa podem participar com a criança das brincadeiras e se divertirem.

Esperamos que esses momentos em casa com as crianças possam ser de muita alegria e
diversão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.