Por que desenhar e colorir é bom para as crianças, veja 8 benefícios

Para as crianças pequenas, colorir é mais do que apenas diversão. Esta atividade simples também é boa para as crianças, melhorando a coordenação mão-olho e estimulando e desenvolvendo a criatividade.

Veja os benefícios das atividades de desenhos e colorir.

Sumário

Oito benefícios das atividades de desenhar e colorir

Oito benefícios das atividades de desenhar e colorir
crianças desenhando e colorindo

1. Desenvolvimento Motor Fino

Colorir ajuda as crianças a desenvolver uma boa aderência dos dedos. Ele oferece uma oportunidade de praticar segurar um lápis da maneira correta e ajuda a desenvolver os músculos motores finos das mãos, dedos e pulso.

2. Desenvolver Concentração

A duração da concentração das crianças se desenvolve e melhora com o tempo. Colorir requer boa concentração e esse tipo de foco em uma tarefa pode ajudar a criança a desenvolver seus níveis gerais de concentração.

3. Reconhecimento de cores

lápis de cor
lápis de cor

Atividades de colorir incentivam a consciência das cores. O uso de cores diferentes dá às crianças a oportunidade de explorar diferentes combinações e permite que elas vejam como podem mudar a aparência da imagem. É ótimo também para ganhar consciência das cores menos conhecidas.

4. Coordenação de mãos e olhos

desenvolver Coordenação de mãos e olhos via colorir
Coordenação de mãos e olhos

Colorir ajuda no desenvolvimento da coordenação das mãos e dos olhos à medida que a criança aprende a colorir dentro da área especificada. Observar, fazer e coordenar ambas as ações é uma habilidade em desenvolvimento ao colorir.

Quando as crianças começam a colorir, elas terão dificuldade em manter-se dentro das linhas, mas à medida que progridem, sua habilidade aumentará. Ficar dentro das linhas exige uma habilidade considerável e, quando eles a dominam, ganham uma sensação de orgulho e realização.

Encontre e baixe muitos desenhos fofos para atividades das crianças!

5. Desenvolvimento da criatividade

Colorir estimula o pensamento criativo. As crianças podem desenvolver um estilo de desenho e gostar de fazer um mundo imaginário. As crianças aprendem a planejar à medida que decidem as cores que usarão em sua imagem e depois que ordem vão colorir as coisas dentro da imagem. À medida que sua confiança cresce, eles são mais propensos a correr riscos e experimentar cores, padrões e efeitos especiais com pinceladas ou marcadores.

6. Aliviar estresse e pacificar mente

Colorir é bom para crianças de todas as idades, é terapêutico e permite que elas processem seus sentimentos. Para crianças pequenas que experimentam emoções desagradáveis ou confusas, a coloração pode servir como uma saída para desabafar suas frustrações e preocupações. Procure não interferir sugerindo cores para usar ou ajudando-os a ficar nas linhas; colorir deve ser divertido e sem estresse e a maioria das crianças aprende essa habilidade por conta própria com o tempo.

A coloração é uma atividade de baixo custo e livre de pressão – não há instruções a serem seguidas e nenhuma configuração necessária. Você pode sacar um livro de colorir e lápis de cor em qualquer lugar. E é uma boa diversão à moda antiga sem uma tela à vista.

7. Preparação para educação no ensino fundamental

Nos primeiros anos, pode ser útil expor as crianças a atividades que simulam as condições escolares. Sentar-se para se concentrar em uma tarefa como uma atividade de colorir é uma boa prática e permite que os pequenos diminuam a velocidade e trabalhem em sua paciência e atenção. A prática regular de colorir irá prepará-los para um futuro de aprendizado e trabalho sem distrações. Por meio das atividades de colorir, as crianças podem se prepararem bem para a educação no ensino fundamental.

8. Sentimento de orgulho e realização

Precisamos dar às crianças todas as oportunidades para ganhar autoconfiança e um senso de valor próprio. Se eles puderem criar algo esteticamente agradável, isso ajudará no desenvolvimento positivo de sua personalidade.

Por meio do desenhar e colorir, as crianças podem criar uma experiência onde elas podem interagir com suas páginas para colorir, o que traz um elemento de recompensa e conquista para as crianças. Eles podem vê-lo ganhar vida com movimento e som e podem brincar interativamente com seus desenhos. Dá às crianças a sensação de realização e orgulho que tem uma influência positiva na construção de sua confiança. Eles são mais propensos a tentar as coisas novamente e correr mais riscos com suas colorações.

Enfim, o que se acha dos benefícios de desenhar e colorir? Vamos começar agora a fazer uns desenhos fofos.

Lápis de cor nas boas ofertas: