Atividade infantil – recorte e colagem, vantagens, cinco ideias para essa atividade

Neste artigo iremos falar sobre as atividades lúdicas que oportunizam as crianças o seu potencial criativo e despertem a sua imaginação. Além dos desenhos e pinturas que recomendamos no outros artigo.Nesta página focamos em sugestões como recortar e colar, que também ajudam a desenvolver a coordenação motora e a percepção visual.

Sumário

Quais materias são necessários para atividades de recorte e colagem

atividades de recorte e colagem

Para as atividades de recorte e colagem você poderá utilizar os materiais que fazem parte da Caixa de Arte (lápis, lápis de cor, giz de cera, canetinhas, borracha, apontador, pincel, régua, tintas, cola, tesoura, papéis diversos) e ainda utilizar outros tipos de materiais como: algodão, sementes, grãos, botões, macarrão, lantejoula, barbante, lã, entre outros que possuir em casa e que possam ser utilizados pelas crianças.

Vantagens de fazer recorte e colagem

recorte e colagem de elefante

Por meio do contato com esses materiais, as crianças podem explorar diferentes texturas e experimentar diferentes sensações, ampliando assim o seu conhecimento de mundo.

Além de fazer colagens com os materiais já citados, as crianças podem fazer outros tipos de atividades como rasgar, perfurar e bolas de papel que ajudarão a desenvolver sua coordenação motora.

Você pode direcionar essas atividades convidando a criança a atuar em conjunto. A intenção é que as crianças possam interagir com os materiais utilizados e decidir o que usar em suas produções.

Cuidados com os materiais usados nas atividades

dois desenhos recorte e colagem

Mas, preste muita atenção com os materiais que serão disponibilizados a elas, pois as crianças, às vezes, costumam querer colocar estes materiais na boca, ouvidos e nariz, por mais que as oriente a não fazer isso, é importante acompanhá-la nessas atividades.

Mas preste bastante atenção nos materiais que são fornecidos a eles, pois as crianças às vezes tendem a colocar esses materiais na boca, ouvidos e narizes, por mais que eu aconselhe, é importante acompanhá-los nessas atividades. .

Outro ponto importante a destacar é o uso da tesoura, que ainda pode ser um desafio para a criança, pois ela precisa coordenar os movimentos de abertura e fechamento das mãos. As atividades de corte não necessariamente precisam ser realizadas com tesoura, a criança pode primeiro realizar o movimento de rasgar com as mãos, o que a ajudará posteriormente ao usar a tesoura.

Cinco sugestões para fazer atividade de recorte e colagem

Recorte e colagem de figura fragmentada

Você pode escolher uma foto de uma revista, recortar em pequenos formatos para a criança (como um quebra-cabeça), colar em papel mais grosso (papelão, cartolina) e depois pedir para ela montar a foto e fazer uma colagem em papel branco . Se quiser não precisa colar porque a criança pode usar como quebra-cabeça para brincar em outras ocasiões.

É importante que você tire uma foto da figura para mostrar à criança quando é hora de montar, pois isso a ajudará a entender como as peças se encaixam. Ela também pode participar da atividade desde o início escolhendo o personagem e cortando as peças.

Colagem com barbante ou lá

Desenhe ou imprima algum desenho simples e grande e auxilie a criança a passar cola em seu contorno e em seguida colar o barbante por cima. Essa atividade também pode ser feita sem ter um desenho no papel, assim a criança poderá fazer suas colagens livremente com o barbante.

Recorte e colagem de figuras

Separe algumas revistas, livrinhos com fotos para recortar com as crianças, depois sugira que recortem essas figuras para fazer a colagem em um papel. Você não precisa necessariamente de uma tesoura para recortar as figuras, você pode rasgar o papel ao redor das figuras.

Recorte e colagem de figuras geométricas

Forneça alguns recortes no formato dessas figuras e sugira que eles montem um desenho usando as formas geométricas. Ao montar o desenho com as crianças, elas podem nomear verbalmente as figuras geométricas.

Bolinhas de papel

Peça à criança que rasgue um pedaço de papel em tiras e depois forme bolas de papel. Você pode sugerir que eles façam bolas de tamanhos diferentes e, se desejar, também podem fazer a colagem das bolas em um desenho.

Conclusão

Essas atividades também podem incluir colar sementes ou grãos (feijão, arroz, pipoca), macarrão, lã ou algodão em desenhos, ou se não quiserem colar, podem simplesmente moldar os desenhos em superfícies.

Enfim, a forma como eles se conectam com a criança para que sintam alegria e satisfação no desenvolvimento de suas brincadeiras. É sempre importante ressaltar que o que for sugerido à criança deve respeitar suas ideias, observações, habilidades e interesses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.